2 Coríntios 5:11-21

Paulo era Embaixador da Reconciliação

Portanto, somos embaixadores de Cristo, como se Deus estivesse fazendo o seu apelo por nosso intermédio. Por amor a Cristo lhes suplicamos: Reconciliem-se com Deus. Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus (2 Co 5:20-21).

Paulo era embaixador pelo amor de Deus/Cristo (vs 13-14) e por amor às pessoas (vs 13). E ele tinha uma mensagem central e urgente – a reconciliação com Deus. Ele não se interessava em outras mensagens ou ações comparadas com esta. Aprendemos várias coisas sobre esta mensagem de reconciliação no texto.

A palavra “reconciliação” significa restauração de relacionamento. É “estabelecer a paz entre” ou “tornar amigos” e “restituir a graça de Deus” ou “pôr de acordo, conciliar” (todas estas definições aparecem no Novo Dicionário Aurélio). Paulo usa a palavra cinco vezes nestes versículos.

O primeiro uso de reconciliar refere-se a ele mesmo, pois ele estava longe de Deus, mas em Cristo foi reconciliado. De inimigo se tornou amigo e em guerra, passou a ficar em paz.

O segundo uso de reconciliar refere-se ao ministério de Paulo. Pelo fato dele ter sido reconciliado com Deus, tão grande milagre se tornou a paixão da sua vida. Ele tinha que falar para outros. A mensagem central dele foi exatamente isso – a necessidade e a possibilidade de relacionamento com Deus pela fé em Jesus. Deus sacrificou seu Filho, que se tornou pecado na cruz, para que pela fé pudéssemos nos tornar justos (vs 21).

Esta mensagem exigia que Paulo fosse confrontar as pessoas com o pecado delas, expondo a necessidade de reconciliação. No capítulo 6, versículo 1-2 ele fala da graça e da salvação, o meio e o resultado da reconciliação.

Podemos nós todos examinar nossos corações e vidas para ver se chegamos perto desta paixão de Paulo. Ele incluiu os coríntios como embaixadores também (vs 18-20), como nós também somos hoje.