2 Coríntios 1:24

Liderança Diferente

Não que tenhamos domínio sobre a sua fé, mas cooperamos com vocês para que tenham alegria, pois é pela fé que vocês permanecem firmes (2 Co 1:24).

Todas as acusações e interpretações estranhas contra Paulo que estão sendo feitas nos dias de hoje, que se tornou moda de alguns, facilmente são corrigidas em textos como este. Há pessoas, até destacados líderes, que dizem que Paulo era arrogante, vaidoso, carrasco, difícil, e de personalidade ruim. Tenham como prova a primeira e a segunda cartas aos Coríntios, onde Paulo briga feio com os leitores, tentando corrigir erros. Ele os confronta diretamente. Mas neste texto ficou clara a razão – não era por uma personalidade ruim, ou para reivindicar direitos dele ou simplesmente acusá-los por raiva, mas era para a ALEGRIA deles. Ele confronta principalmente para o bem estar deles.

Paulo não era um egocêntrico que marchava aqui e ali querendo mandar em todo mundo. Ele amava Deus em primeiro lugar, e, em segundo, as pessoas. Ele muito queria que as pessoas chegassem à maturidade nas suas vidas e nos seus relacionamentos com Cristo e os outros. O desejo dele era que ficassem firmes na fé verdadeira. Ele especialmente zelava pelos coríntios porque foi ele quem os evangelizou e plantou esta igreja. O amor para com eles era grande (2:1-4). Ele queria a alegria deles que só vem através do conhecimento e da obediência a Deus.

Podemos ficar de verdade alegres apenas na medida que colocamos Deus e sua vontade no centro das nossas vidas. Se não estamos fazendo isso, precisamos de pessoas como Paulo para nos amar suficiente até nos corrigir e levar a um outro patamar do discipulado.