A Igreja e os Dons
Irmãos, quanto aos dons espirituais, não quero que vocês sejam ignorantes (1 Co 12:1 NVI).
Acostumo dizer que os cristãos tradicionais pegaram 1° Coríntios 12-14 e arrancaram da Bíblia, enquanto os pentecostais creem, mas pouco leem! Não há indicação em nenhum lugar no Novo Testamento que os dons do Espírito Santo cessaram. Um dia vão cessar, sim, junto com a ciência, mas só quando Jesus, o Perfeito, voltar (1° Co 13:8-10).
Do outro lado, o mal uso e a falta de seguir normas claras nestes três capítulos são quebrados constantemente pelos que “creem”. Inclui línguas sem interpretação, culto fora de ordem, profecias sem julgamento, falta de discernimento, controle de pessoas que se impõe nas outras pelo “poder” que tem e líderes carismáticos que se colocam no lugar de Deus! É só ler para ver que Paulo opõe-se a tudo isso.
Este era o problema sério na igreja em Corinto e estava escandalizando os não crentes da cidade. Em 1° Coríntios 8-10 ele tinha ensinado como amar o próximo e se preocupar em não escandalizar ou ser pedra de tropeço. Tinham que se colocar no lugar do outro e negar-se a si mesmo se necessário para não trazer vergonha para o nome de Jesus. Era verdade não apenas na comunidade, mas na igreja também. Eles tinham perdido o controle, e precisavam voltar para o bom senso e o ensino sensato sobre os dons para ser bênção e não escândalo.