A Razão das Heresias e Problemas
Ouço que, quando vocês se reúnem como igreja, há divisões entre vocês, e até certo ponto eu o creio. Pois é necessário que haja divergências entre vocês, para que sejam conhecidos quais dentre vocês são aprovados (1 Co 11:18b-19 NVI).
Lamentamos muito as dificuldades nas igrejas – a influência nociva de modas importadas, a luta pelo poder, o desejo de lucro financeiro, as mentiras e os desvios morais e teológicos.
Tudo isso estava acontecendo na igreja de Corinto. Paulo não aprova, mas não se apavora também. Ele sabe que estes problemas têm um lado positivo, que Deus pode usar. Neste caso a coisa boa é que os verdadeiros servos de Deus são revelados – “os aprovados se tornam conhecidos”.
Não devemos nos preocupar se somos uma minoria contra a maré de confusões e desvios na nossa igreja ou nossa organização cristã. Deus conhece quem tem o coração puro e livre de segundas intenções, e quem quer o seguir conforme revelado na Palavra de Deus. Deus conhece, e eventualmente os outros conhecerão também, mais cedo ou mais tarde.
Em minha juventude um casal de “revivalistas” chegou na minha igreja com uma história incrível de um passado com a Máfia, drogas e crime. Eles encantaram a mocidade e a maioria da igreja, menos uma senhora firme no Senhor. Me lembro quando ela ficou em pé numa reunião e disse que este casal não poderia ficar mais pregando em nossa igreja porque eram enganadores. A palavra desta mulher muito respeitada na igreja não foi muito bem recebida. Mas o casal foi para outra igreja e infelizmente a mocidade foi atrás. Mas, em poucos dias o casal de repente sumiram e ficamos sabendo que a polícia federal estava a busca deles por cause de fraudes e mal-uso de dinheiro. A história que contaram para nós não era nada a verdade. Graças a Deus pela vida de Mrs. Green, que ficou em pé contra a maré!