1 Coríntios 3:1-17

Os Obreiros no Templo

Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; pois o santuário de Deus, que são vocês, é sagrado. (1 Co 3:17 NVI).

Foi Paulo que evangelizou os crentes em Corinto. Foi lá na sua segunda viagem missionária onde ficou um ano e meio, pregando, discipulando e colocando o fundamento da igreja.

Apolo chegou depois. Ele tinha sido convertido um tempo antes. Em Éfeso foi instruído e sua teologia aperfeiçoada com a ajuda de Priscila e Áquila. Era um homem “poderoso nas Escrituras” – um orador e mestre. Deu continuidade ao trabalho fundamental de Paulo de evangelizar e ensinar as Escrituras em Corinto. Como resultado a igreja cresceu, mas na hora de Paulo escrever esta carta outras pessoas estavam ensinando e criando problemas sérios.

Como resultado, a igreja tinha se divido em facções. Houve problemas de liderança, com falsos profetas e apóstolos. Paulo disse: “Cuidado! Cuidado para não mudar o fundamento, que é Jesus. Cuidado para não colocar feno ou madeira barata nas paredes. Constrói-se com material valioso, não barato, que logo pode pegar fogo.

O Templo de Deus, no caso aqui, a igreja (não indivíduos, como é de comum interpretação), é a habitação de Deus – sagrado, lugar do Espírito Santo. Pertence a Jesus Cristo, e não Paulo, Apolo ou Pedro, nem uma facção que se chamava com o nome de Cristo. Os falsos líderes estavam estragando a unidade e ensinando palha.

Obreiro, pastor, missionário – o que estamos fazendo com a igreja de Deus? Como são nossas mensagens, conversas, processos de discipulado? Estamos armados com conhecimento profundo da Palavra e a vontade de Deus e estamos passando isso para a igreja de Jesus Cristo?