1 Coríntios 1:17 a 2:4

Somente a Cruz

Pois decidi nada saber entre vocês, a não ser Jesus Cristo, e este, crucificado (1 Co 2:2).

Li um artigo estes dias que alegou que a cruz era uma invenção de Erasmo de Roterdã no Século XVI. Disse que antes disso não era central no Cristianismo.

Até agora, em nossos devocionais, a cruz tem sido central, inclusive no Antigo Testamento. O sangue, a propiciação, a oferta pelo pecado, a purificação, a redenção é a linha contínua na Bíblia, até em Apocalipse podemos ver o “Cordeiro”, como se fosse morto, a destra de Deus. E todos os redimidos, que venceram pelo sangue do Cordeiro estão diante dEle também, sendo recebidos e favorecidos grandemente.

Neste texto Paulo declara: “Mesmo a mensagem da cruz ser loucura por os que se perdem, é o poder de Deus para os que estão sendo salvos” (1:18). “… nós pregamos Cristo crucificado” (1:23). “Ele é nossa justiça, santidade e redenção” (1:30). “Conhecia nada a não ser Cristo e ele crucificado” (2:2).

Em outras palavras – o centro de tudo o que o crente experimenta e crê está na cruz de Cristo. Não é uma mensagem humanista de desenvolvimento social ou “autossatisfação” ou amor-próprio. Todos os melhores resultados sociais, psicológicos e pessoais são resultado de conhecer este Cristo crucificado por amor a nós.