Romanos 16:17-20

Não Sejam Ingênuos

Recomendo-lhes, irmãos, que tomem cuidado com aqueles que causam divisões e colocam obstáculos ao ensino que vocês têm recebido. Afastem-se deles (Rm 16:17).

As vezes pensamos que amor é aceitação de tudo. Paulo, no entanto, adverte os irmãos em Roma a não aceitar tudo e todos. Inclusive eles devem ficar desconfiados quanto as possibilidades de pessoas que criam divisões e ensinam heresias, algo comum hoje e no primeiro Século da igreja cristã.

Paulo esmera em proteger as igrejas e seus fiéis. Vamos ver isso repetidamente nas suas cartas. Ele não põe “panos quentes”, não “deixa para lá” e não “deixa rolar”. Ele luta contra. Ele está preocupado. Ele sabe que Satanás quer acabar com o povo de Deus e que a batalha não terminou ainda (veja vs 20 – Satanás não tinha sido esmagado ainda).

Na cultura brasileira mais passiva não é costume confrontar os problemas ou as pessoas que criam problemas. Mas fica claro aqui que se os líderes amam o Senhor e amam o seu povo, vão à luta contra os opositores, ensinando o que é certo. Pede para evitar maiores problemas, evitando as pessoas problemáticas.

Tenha paciência, porque logo Satanás será esmagado debaixo dos nossos pés, algo que Deus vai fazer através de nós (vs 20). É a promessa para o futuro que já foi realizado no passado (Ef 1:20). E não seremos passivos nisto, mas ativos.