A Razão da Carta
Penso em fazê-lo quando em viagem para a Espanha, pois, espero que, de passagem, estarei convosco e que para lá seja por vós encaminhado (Rm 15:14).
Nos primeiros versículos desta carta, Paulo explica seus motivos em escrever. Ele sempre ora por esta igreja, tem a igreja em alta consideração e faz um elogio forte em dizer que a fé deles é conhecida em todo mundo (1:8). Ele queria visitá-los, mas, por enquanto está impedido. A razão da visita é a edificação mútua, compartilhando com eles e eles confortando-o na fé (1:12). Como a visita não é possível por enquanto, ele escreve uma carta que acabou sendo um tratado teológico e pastoral por excelência. É uma carta que foi usada, não apenas para os Romanos, mas para pessoas em toda a história da igreja, como Agostinho, Lutero, Wesley e muitos outros.
Mas há uma ala da missiologia que não enxerga a carta aos Romanos assim. Eles alegam que Paulo escreveu Romanos para pedir uma oferta missionária. Acham que era um tipo do que chamamos agora de “carta missionária” que tinha que ser bem escrita e tinha que impressionar os leitores para que fossem dar sustento ou de continuar ou aumentá-lo. Falam taxativamente que o objetivo principal dele era isso, acima dos ensinos profundos teológicos e desafios a vida cristã coerente e muito atual para o tempo deles, e para nosso.
O objetivo principal da carta, de acordo com eles, está em Romanos 15:24 – que eles “encaminham” Paulo na sua viagem para Espanha. Eles entendem que Paulo escreveu uma carta boa para impressioná-los para que ajudassem nesta viagem com dinheiro e suplementos.
Desconfio que esta interpretação seja um tipo de “projeção” psicológico, quando a pessoa atribui seus motivos e emoções sobre outras pessoas. Muitos de nós queremos escrever boas cartas missionárias para poder adquirir ou continuar com o sustento de igrejas.
Esta frase, porém, não é exclusivo para a carta aos romanos. Ele falou a mesma coisa aos coríntios em 1 Coríntios 16:6 (“para que me encaminheis nas viagens que eu tenha de fazer”) e 2 Coríntios 1:16 (“e, por vosso intermédio, passar à Macedônia, e da Macedônia voltar a encontrar-me convosco, e ser encaminhado por vós para Judéia”). É com certeza que sabemos que ele não escreveu para a igreja de Corinto principalmente para pedir ajuda e oferta missionária. É bem mais provável que esta ideia era costumeira, uma prática comum nas igrejas. Ele falou a mesma coisa na carta à Tito (3:13) e João escreveu igual em 3 João 5-9.