Romanos 15:4

Para Que as Escrituras?

Pois tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança (Rm 15:4).

Este pequeno versículo é marcante. Paulo não está falando do Novo Testamento, mas do Antigo Testamento! Ainda era para o ensino dos crentes da era do Novo Testamento. Eles não jogaram fora as Escrituras que tinham, como temos feito em grande parte em nossas igrejas e vidas.

Por que ainda era essencial para eles lerem o Antigo Testamento? Primeiro, servia para o ensino. Podemos conhecer Deus, seus atos, propósitos, desígnios, amor e justiça através do Antigo Testamento. Deus é soberano, majestoso, maravilhosos. Basta olhar para Salmo 96 ou Isaías 12, como também para a história, os milagres, os cuidados de Deus. Olhar para as razões por que Deus escolheu seu povo – para serem sacerdotes entre as nações! Temos muito a aprender com tudo isso.

Além disso, as Escrituras ensinam sobre Jesus. Ainda não temos discernido todos os ensinos do Antigo Testamento que falam de Jesus. Eu gostaria de ter um áudio de tudo que Jesus falou sobre a Bíblia aos seus discípulos no dia da ressurreição e os dias seguintes (veja Lucas 24:44s).

Em segundo lugar, as Escrituras davam paciência. Ajudam a aguentarmos as dificuldades. Nos leva a poder passar pelas tribulações e esperar em Deus pela solução.

Em terceiro lugar, as Escrituras dão consolação também, mesmo com tudo que pode acontecer, inclusive severas perseguições, dor, separação e morte. Dão alegria, contentamento e quietação.

Em último lugar as Escrituras dão esperança. Fala do Dia do Senhor! A justiça do Senhor. Ele vem! O Antigo Testamento ensina isso, que um Dia tudo vai se endireitar.

Quanto mais nós, que temos o Antigo e o Novo Testamento, devemos procurar na Bíblia as verdades e a vida do cristão verdadeiro.