A Lista dos Dons
Antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um (Rm 12:3b).
Qual é a razão do escritor em colocar esta lista de dons aqui, depois de pedir entrega e pureza nos dois primeiros versículos? Ele quer mostrar que todos são de valor e todos têm uma função como membros da igreja de Jesus Cristo. Ele mostra que Deus quer nos usar conforme a sua vontade e o dom que Ele nos deu.
Pelo fato que Deus tem dado dons para cada um, devemos honrar, respeitar e considerar uns aos outros. Somos membros do mesmo corpo. Não há um dom superior a outros. Precisamos de cada parte na igreja, e devemos contribuir para o bem de todos. Os dons são dados pela graça de Deus, não por nosso mérito.
A lista em si é reveladora: profecia (com de proferir a palavra de Deus ou prever o futuro), serviço (dom de ajudar os outros de maneiras práticas), ensino (passar o conhecimento da Bíblia, aplicado na vida diária), encorajar (edificar, sustentar), contribuição (doar bens ou dinheiro), liderança (aqueles que têm visão, dom de administração e incitam confiança para ter seguidores), misericórdia (os que ajudam os doentes, pobres e necessitados). Nos dias de hoje colocamos liderança na frente, na pessoa do pastor (que nem é mencionado aqui, a não ser aquele que vai ensinar), subjugando os outros dons a ele. É notável que Paulo não destaca um dom acima do outro. Todos têm que exercê-los em amor, devoção, fervor e fidelidade.