Romanos 8:17-18 e 9:23

Sofrimento e Glória

Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados. Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós (Rm 8:17-18).

Paulo tem seus olhos no futuro. Isto o libera para passar esta vida no presente com esperança e propósito. O libera para trabalhar para Deus com afinco, sejam quais forem as consequências ou sofrimento.

Não é só Paulo, mas toda criação espera pela volta de Jesus.

Este livramento vai acontecer só quando Jesus chegar. Devemos trabalhar para aliviar sofrimento do nosso próximo, para melhorar o meio ambiente, para servir os outros, mas não vamos acabar definitivamente com a destruição, a desgraça e a dor. (Não vamos “trazer o reino”.) Esta terra foi amaldiçoada após a Queda do homem no Jardim. Perdemos o paraíso e o homem e a terra ficaram sujeitos aos desastres, doenças, guerras e crime. Só Jesus na sua volta em glória para a solução definitiva dos males que nos cercam!

Me lembro com muita gratidão um grande amigo que morreu após anos de luta e sofrimento. No enterro, todos nós vimos o rosto brilhante dele. Não estava estampado com dor e angústia, mas extrema alegria. Seu rosto refletia a glória que estava vendo na hora da morte! Para ele agora, nada é importante nesta terra. O sofrimento não é nada. Ele está na glória com Jesus! Com o rosto dele, a gente poderia imaginar a alegria quando Jesus voltar em pessoa para esta terra sofrida.