As Heresias
Eu sei que, depois da minha partida, entre vós penetrarão lobos vorazes, que não pouparão o rebanho (At 20:29).
Paulo não era sentimentalista ou romântico. Não falou para os presbíteros (ou pastores) “Vocês são maravilhosos”. Nem era brasileiro otimista para falar “tudo vai dar certo”, sem preocupações. Paulo era realista, o que Paul Hiebert refere como “realista crítico”.
Um realista crítico tem consciência dos problemas e dos perigos, e ajuda com soluções. Ele enfrenta e tenta preveni-los. Em amor, grande amor, Paulo foi franco: Alguns de vocês vão sair do caminho e vão procurar prejudicar, como lobos, a igreja! Cuidado!
Não adianta e não ajuda fechar os olhos. Só porque alguém está na liderança não significa que ele está certo. Não é uma boa ideia esperar os acontecimentos ruins para dar um jeitinho para concertar. Temos que ser espertos, prevendo e prevenindo os prejuízos que podem acontecer no corpo de Cristo par causa de pessoas que a danificam pelos seus ensinos falsos e suas vidas fora das normas bíblicas.
Esta lição é muito importante para os líderes de igrejas, escolas e agências missionárias. Eu pessoalmente tenho visto os desvios acontecerem várias vezes, uma triste realidade e constante possibilidade. Não podemos fechar os olhos para problemas sérios que podem prejudicar vidas, igrejas e campos missionários.