A Importância do Antigo Testamento
Os bereanos eram mais nobres do que os tessalonicenses, pois receberam a mensagem com grande interesse, examinando todos os dias Escrituras, para ver se tudo era assim mesmo (At 17:11 NVI).
O cenário em Beréia é notável. Os apóstolos chegam, pregam uma mensagem totalmente desconhecida e desafiam as pessoas a entregar suas vidas para um Judeu morto e milagrosamente ressurreto na Palestina. O que os bereanos fizeram? Eles ouviram e foram checar as novas informações, se eram verdadeiras. Não aceitaram novidades sem ter base.
A questão que queremos frisar neste devocional é onde checaram? Eles tinham apenas uma fonte, informações e instruções para dirigir suas vidas. Era fundamento para aceitar ou não algo novo. Não era um livro de filosofia, nem o Novo Testamento (inexistente), mas o Antigo Testamento. O que Paulo e os outros falavam era coerente com o ensino das Escrituras que tinham em mãos e conheciam.
O resultado deste processo foi que muitos creram. As informações encaixaram. A Bíblia que eles tinham confirmou a mensagem dos recém-chegados, pois é repleta de promessas sobre Jesus e a salvação nEle.
Que lição! Nós devemos fazer a mesma coisa. Chegam constantemente novidades em nossos ouvidos – novos modelos, teologias, estratégias missionárias. Frente disso devemos ser como os bereanos, conhecedores da Palavra, que buscavam confirmação de Deus nas Escrituras.