Atos 16:1-5

As Igrejas de Icônio e Listra Recomendam Missionário

Os irmãos de Listra e Icônio davam bom testemunho dele (At 16:2 NVI).

Na primeira viagem missionária, Paulo e Barnabé passaram por uma das mais severas provas das suas vidas. Primeiro, foram objetos de culto e adoração por uma multidão desenfreada. Depois Paulo foi apedrejado e deixado como morto fora da cidade. Mas, mesmo assim, a sua pequena oportunidade de pregação deu fruto. E com tudo isso, a igreja nasceu (veja Atos 14:21-22).

Foi desta igreja sofrida que Deus levantou outro missionário importante na história da expansão da igreja. Timóteo, de mãe judia e pai grego, tinha sido evangelizado e discipulado, conhecia muito as Escrituras (2 Tm 3:10-17) e era um homem fiel a Deus.

Pela sua vida e testemunho, verificado por duas igrejas, Listra e Icônio, foi convidado por Paulo a ajuntar a equipe missionária. E para poder ter acesso aos judeus, se submeteu ao doloroso processo de circuncisão. Era alguém disposto a pagar o preço do ministério.

Timóteo, importante obreiro transcultural, objeto de carinho e cuidado de Paulo, era grandemente usado no avanço e edificação da Igreja de Jesus Cristo. Ele parece repetidamente no livro de Atos e Paulo direciona duas cartas importantes para ele antes (a primeira provavelmente escrita em Filipos após a primeira prisão) e durante da sua final prisão em Roma.