Atos 15:22, 32-34

Características de Judas e Silas

Escolheram Judas, chamado Barsabás, e Silas, dois líderes entre os irmãos (At 15:22 NVI).

Silas e Judas (um dos dois indicados para substituir Judas, o traidor, de Atos 1) foram escolhidos pela liderança e da igreja toda em Jerusalém para voltar para Antioquia com Paulo e Barnabé. Os dois acompanhantes eram profetas, líderes aprovados na igreja toda de Jerusalém. Quando chegaram em Antioquia, foram uma bênção na edificação dos irmãos na igreja daquele lugar.

Estes dois não foram dois adolescentes querendo uma viagem de aventura. Eram notáveis entre os irmãos, maduros, armados com dons, aptos para ministrar às pessoas, respeitados e apreciados.

Infelizmente tenho visto equipes enviadas por igrejas para ajudar missionários no campo que não são preparados, mas adolescentes que as vezes criam problemas difíceis para os missionários resolverem depois. Conheci uma igreja em Albânia que proibiu a presença nos cultos de qualquer equipe das muitas que passavam por lá. Geralmente eram jovens que levaram máquinas de fotografia e desejavam pregar, ávidos para “ajudar” os novos crentes. Há muita literatura sobre este assunto que tem sido produzida nos últimos anos mostrando os benefícios e efeitos negativos de “missionários de curto prazo”. Vale a pena procurar para se informar antes de enviar um grupo da sua igreja.

Silas e Judas ficaram um tempo em Antioquia e depois Judas voltou para Jerusalém. Silas decidiu não voltar. Logo quando Paulo precisava de outro companheiro para substituir Barnabé, Silas era o escolhido. Paulo chamou uma pessoa idônea e provada, que foi fiel colega de trabalho e provado em desafios e sofrimentos ao longo do caminho.