Atos 15:19-29

Contextualização Com Limites

Portanto, julgo que não devemos por dificuldades aos gentios que estão se convertendo a Deus (At 15:19 NVI).

Os líderes chegaram à conclusão de que não poderiam colocar dificuldades no caminho dos gentios que queriam vir a Deus. Mas, por causa da presença de judeus em todas as cidades, deveriam tirar práticas que mais o chocariam: idolatria, comer carne com sangue, prostituição e comer carne de animais sufocados (que vão ter ainda o sangue). (Idolatria e prostituição são proibidas em todo o Novo Testamento com a presença de judeus ou não).

Os líderes apresentaram a proposta para a igreja toda e foi aceito unanimemente.

A briga valeu a pena – a igreja chegou ao consenso e enviou a carta oficial com Paulo, Barnabé e alguns líderes destacados da igreja em Jerusalém – Silas e Judas.

As profecias do Antigo Testamento se cumpriram, apesar do endurecimento do coração e cegueira da mente da maioria dos judeus em entendê-las. Deus usou várias maneiras de livrar os olhos vendados e mostrar que, desde o início, seu propósito era incluir os gentios como beneficiários do seu amor e graça. Neste processo de inclusão, os gentios devem lembrar de dois limites: 1. O ensino bíblico sobre moralidade e vida cristã, e 2. A identificação com os judeus em cada cidade para não criar barreiras desnecessárias.

Devem ser nossos limites também. Convicção do ensino da Palavra e sensibilidade ao contexto, com prioridade à Palavra.