Atos 11:1-18

O Processo de Aceitação dos Gentios

Ouvindo isso, não apresentaram mais objeções e louvaram a Deus, dizendo: “Então, Deus concedeu arrependimento para a vida até mesmo aos gentios!” (At 11:18 NVI).

Quando a igreja em Jerusalém ouviu que Pedro tinha batizado gentios (veja Atos 10), exigiu explicações. Ainda acreditavam que a salvação era para os circuncisos apenas.

A explicação de Pedro é interessante, não apenas porque serviu para convencer a igreja (pelo menos a liderança e boa parte dela), mas nos dá dicas e exemplos de umas maneiras que nós podemos saber a vontade de Deus quando tudo não parece tão claro. Pedro baseou sua decisão inédito em vários fatores importantes:

  1. Recebeu uma revelação sobrenatural. Pedro estava orando e teve uma visão.
  2. Recebeu um convite e uma oportunidade. No exato momento da visão, três homens chamaram Pedro para acompanhá-los.
  3. Recebeu a direção do Espírito Santo. Pedro estava afinado com a voz interior do Espírito Santo. Ele declara que o Espírito o instruiu para ir com os homens.
  4. Pedro não foi sozinho. Seis irmãos foram juntos para acompanhar e, quem sabe, ajudar. Foram testemunhos dos acontecimentos e concordaram com o batismo (At 10:47-48).
  5. Pedro ficou sabendo sobre outro milagre – um anjo tinha instruído Cornélio a chamar Pedro.
  6. Houve uma manifestação sobrenatural do Espírito Santo no meio da pregação, inclusive o dom de línguas.
  7. Pedro lembrou das palavras de Jesus; foi o próprio Jesus que ensinou que estas coisas iam acontecer.

A igreja aceitou a explicação de Pedro. Graças a Deus! Em seguida, no mesmo capítulo, muitos crentes foram espalhados e os gentios começaram a se converter e fazer parte normal da igreja.