Atos 2:37-39

Não Apenas para Eles

“…Pois a promessa é para vocês, para os seus filhos e para todos os que estão longe, para todos quantos o Senhor, o nosso Deus, chamar” (At 2:39 NVI).

Pedro acabou de dizer que os judeus ouvintes tinham crucificado Jesus, o próprio Messias a quem eles tanto esperavam. Quando ouviram, seus corações foram alvejados com angústia. “O que podemos fazer?” gritaram. Pedro tinha a resposta – para o pecado dos assassinos daquele dia e para nosso – arrependimento. O batismo foi uma expressão do arrependimento – um sinal de mudança radical da vida. Todas as lealdades, crenças, pressupostos (cosmovisão) foram transformados, demonstrado no ato de ser submergido na água e levantar-se em novidade de vida. Incluiu separação do “mundo perverso” e união com o povo de Deus (vs 4).

O Resultado? Perdão, o dom do Espírito Santo e a participação na promessa de Deus de vida eterna. Foi formada a família de Deus destas pessoas transformadas – a Igreja.

Melhor ainda, tudo isso não se limitou a eles. Incluiu os que não estavam presentes no Dia de Pentecostes e os que não havia nem nascido ainda. Incluiu todos nós que também passamos pelo arrependimento e transformação em Jesus.