Há Apóstolos Hoje?
Então Pedro levantou-se com os Onze e, em alta voz, dirigiu-se à multidão (At 2:14a NVI).
Temos a ideia de que Paulo se tornou um dos doze Apóstolos, e com eles não há mais. Mas parece que Paulo não acreditou nisso. Ele era apóstolo, mas não incluído naquele número exclusivo dos Doze, que vão ser os fundamentos da Nova Jerusalém (Ap 21:14), e que também aparece em outros textos.
Há algumas provas disso. Primeiro foi Lucas, discípulo e companheiro de Paulo que escreveu Atos. Se ele achava que a seleção de Matias era irrelevante, ou errado, não teria incluído este acontecimento no texto (At 1:14-26).
Em segundo lugar Lucas disse que Pedro se levantou no Dia de Pentecostes com os Onze (At 2:14). Era Pedro e mais onze. Tinha que incluir Matias, pois Paulo não estava presente.
Em Atos 6:2 Lucas de novo refere-se a terminologia “Os Doze” – incluindo Matias. A linguagem refere-se àquele mesmo grupo exclusivo de discípulos destacados e permanentes.
Por que falo sobre isso? Por que Paulo era apóstolo após os Doze? Falo porque ele não era o único. Tinha Barnabé, Timóteo, Tito e muitos outros, todos chamados de apóstolos ou “enviados”. Eles eram representantes de Jesus Cristo que saíram para outros lugares para evangelizar e edificar.
Há apóstolos hoje? Por que não? Ainda temos verdadeiros apóstolos no sentido de Paulo, Timóteo e Barnabé. Pela história da Igreja o nome foi modificado para “missionário”, uma tradução dos Jesuítas para “apóstolo” no Século XVI. Há grandes apóstolos hoje, que mesmo sem o nome, aceitam o mandato apostólico, enfrentam o desafio e vão para campos não alcançados e necessitados. Graças a Deus!