Atos 1:1

Agora Ele É da Família

Em meu livro anterior, Teófilo, escrevi a respeito de tudo o que Jesus começou a fazer e a ensinar (At 1:1 NVI).

Lucas está escrevendo seu segundo livro para Teófilo. O primeiro (o Evangelho de Lucas) provavelmente foi para convencê-lo da veracidade da vida de Jesus. Teófilo era uma pessoa de certa influência e posição pelo título que Lucas usa para endereçá-lo em Lucas 1:3 – “excelentíssimo Teófilo”. Ele o trata com deferência e formalidade.

Parece que Teófilo acreditou no primeiro relato de Lucas e aceitou Jesus como seu próprio Salvador, se tornando discípulo e membro da família da igreja. Como sabemos? É justamente pela ausência do título. Lucas usa apenas o nome, como para qualquer irmão da mesma família. Ser irmão em Cristo dispensa títulos e formalidades, mesmo com pessoas de altas posições políticas, econômicas ou religiosas.

E pergunto: quanto nós nos importamos com títulos e honras e status e reconhecimento? Temo que as vezes voltamos para o estado pré-cristão e pré-família. Influenciados pela história e pela cultura, frequentemente descartamos nosso relacionamento familiar com os outros irmãos e tomamos uma posição destacada secular e mundana em relação ao corpo de Cristo. Dá para pensar!