João 16:33

A Promessa de Problemas e Paz

 “Eu lhes disse estas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo (Jo 16:33 NVI).

A ideia de alguns missionários de hoje é que devem identificar tanto com a cultura que terão paz e não problemas. A conclusão deles é que Paulo errou em Atenas porque houve tumulto depois.

A verdade é que se tumulto e conflito foram sinais de fracasso na entrega do Evangelho, Jesus e todos os seus discípulos foram fracassados. Quase todo o ministério de Paulo cairia por terra como fraco demais, pelos muitos conflitos que causou.

Alan Tippett[1] descreveu a necessidade de conflito em missões quando inventou o termo “Encontro de Poder”. Este encontro envolve o poder de Deus e a mensagem do Evangelho através do missionário, encontrando com o poder de Satanás expresso através das culturas e religiões deste mundo (inclusive nossas). É necessário este choque para que haja transformação.

Tippett fez uma pesquisa que demonstrou que os missionários que evitaram conflito plantaram igrejas que cresciam mais rápido no início, mas se tornaram sincretistas e fracas depois de pouco tempo. As igrejas plantadas por missionários que insistiam em confrontar o mal, cresciam para ser fortes e mais duradoras no final.

[1] As pesquisas e livros de Alan Tippett são disponíveis na internet.