Os Gregos Também
Mas eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim (Jo 12:32NVI).
O domingo antes da Páscoa foi um dia muito festivo. O povo recebia o Rei Jesus com ramos de palmeiras e gritos de alegria de hosanas. Em contraste, os fariseus, enfurecidos, decidiram que tinham que agir, e logo.
No meio da multidão havia alguns gentios – gregos. Eles queriam saber se a festa poderia ser para eles também, se pudessem ver Jesus, apesar de não serem judeus. Parece que Jesus ignorou totalmente eles e sua pergunta. Jesus começa falar da sua morte e glorificação. Diz que vai morrer crucificado, declaração clara na sua resposta à pergunta.
Parece irrelevante e dramático demais? Os gregos querem ver ele, e ele só fala de si mesmo?
Mas, veja bem! Em seguida Jesus aumenta o ensino, falando que qualquer homem que O servir, estará com ele e será honrado pelo Pai (vs 26). Ele será crucificado, pois este era o propósito central da Sua vinda (vs 27), mas, refletindo nas palavras de Moisés em Números 21:9 e de Jesus em João 3:15, assim Ele atrairá TODOS OS HOMENS a ele, inclusive os gregos presentes.
Eis a resposta – pode ver Jesus, e não somente ver, mas ser seguidor dele, qualquer um pronto para ter fé na salvação pela cruz e pagar o preço do discipulado.