A Base da Condenação
Este é o julgamento: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram as trevas, e não a luz, porque as suas obras eram más (João 3:19 NVI).
João 3:16, com os versículos seguintes é muito mais que a promessa da salvação por causa do amor de Deus. Também condena, e dá base a condenação. Se não crer em Jesus “já recebeu sua sentença”. Por quê? Porque a luz veio, mas os homens amaram mais as trevas.
Paulo ecoou este ensinamento de Jesus em Romanos 1:18-25 e Efésios 2:1-5. Deus se revelou, na natureza, e de forma contundente, em Jesus. Mas as pessoas o rejeitaram. Por isso a sentença é justa.
Muitas vezes ficamos chocados com a justiça de Deus, pois foi passado para nós nas igrejas a imagem de um Deus que expressa sua natureza de amor fraco em passar a mão na cabeça de todo mundo. Mas o amor de Deus é bem maior. É o amor de alguém que guarda a todo custo a santidade e a justiça, ao ponto de mandar Seu Filho para providenciar perdão através do cumprimento da justiça. Não é apenas amor, mas amor sem igual e justiça perfeita em ação da parte sacrificial de Deus.