Graus de Castigo
Aquele servo, porém, que conheceu a vontade de seu senhor e não se aprontou, nem fez segundo a sua vontade será punido com muitos acoites. Aquele, porém que não soube a vontade do seu senhor e fez coisas dignas de reprovação levará poucos acoites (Lc 12:47-48a).
Um conceito pouco conhecido é que haverá graus de castigo para os ímpios. Este texto, com outros, como Mateus 10:15 e Lucas 10:13-16, deixa claro que nem todos serão tratados iguais no juízo. Aquela pessoa, ou tribo ou nação, que nunca soube do salvador terá sua condenação atenuada, mas não tirada, como alguns alegam. O texto não promete isto. Aqueles que sabem muito terá severa condenação e os que sabem menos, receberão menor condenação, mas serão condenados.
As tribos precisam ouvir o evangelho, para ser livres da condenação. Todos precisam crer (Ef 1:13, etc.), mas, graças a Deus, Ele julga com equidade, conforme a sua justiça.
É fácil ficar preocupado com pessoas amadas que não são crentes em Jesus como Salvador. Estamos preocupados também com os mais que 2 bilhões que nunca ouviram dele. Mas quando aquele dia chegar, do julgamento, uma coisa tenho certeza – o Senhor não vai errar e nós vamos ver a manifestação da perfeita justiça de Deus.