Lucas 10:17-21

Quanta Alegria!

Não obstante, alegrai-vos, não porque os espíritos se vos submetem, e sim porque o vosso nome está arrolado nos céus (lc 10:20).

Os apóstolos tinham sido enviados pela segunda vez (a primeira vez em Lucas 9:1-10), agora com outros, chegando ao número de 70. Foram instruídos a pregar que o Reino de Deus está próximo (Jesus está para ser revelado), e curar enfermos (10:1-12). Ao regressarem desta viagem missionária, a alegria foi grande demais. Eram possuídos de alegria!

Infelizmente a alegria não era resultado da razão certa. Estavam alegres por causa do poder sobre os demônios. Jesus os corrige – alegria assim não deve ser sobre o poder, mas sobre a graça (vs 20). Eles tinham experimentado a graça, pois seus nomes já estão no livro da vida nos céus. Independente de resultados visíveis, devemos sempre nos alegrar com isso.

Faz me lembrar dos projetos missionários no sertão que a Missão Juvep faz. Há um dia de “campo” quando os projetistas levam uma barra de cereal e um litro de água potável e vão para a zona rural a pé para passar o dia. Parece difícil demais naquele sol as vezes cáustico. Mas na volta, quanta alegria! Os missionários vêm exultando no Senhor pelos milagres e salvação que Deus fez através das suas vidas. Eles tinham conseguido compartilhar a graça que eles tinham experimentado nas suas próprias vidas. Há uma festa com eles e o pessoal da base que os recebe. Muitos falam que é o melhor dia do projeto de 21 dias.