Missões desde o Início
Luz para revelação aos gentios, e para glória do teu povo Israel (Lc 2:32).
Simeão, crente de verdade, não tinha desistido da fé na promessa de Deus, a saber, do Messias Redentor falado por Isaías em 42:6, 49:6 e 53. Quando viu o nenê Jesus, com 40 dias de idade, o seu coração pulou de alegria. Ele sabia quem este menino era, 750 anos depois da promessa.
Simeão não resistia, mesmo desconhecido de Maria e José tomou Jesus nos seus braços e proferiu as palavras do Espírito Santo naquele momento: “Aqui está o cumprimento da Palavra de Deus! Chegou à Salvação – Salvação para todos os povos, luz, não somente para os judeus, mas para os gentios também, para todos os povos.
Era revolucionário! Com tanto ódio aos gentios, tanta opressão da parte destes contra os judeus, houve um homem que compreendeu o amor de Deus para o inimigo. Entendia o verdadeiro ensino do Antigo Testamento, repleto de textos que incluíam todos os povos no plano da salvação. Simeão conhecia a verdade e Deus o concedeu ver o cumprimento em pessoa!
Mas as palavras não eram todas floridas naquele dia. Havia um preço e consequências – divisão, conflito e espada de dor no coração de Maria. Nada de ufanismo ou triunfalismo. O custo é alto, tanto para Jesus como para a mãe dele.