Missões, Prioridade!
… luz para revelação aos gentios e para glória do teu povo de Israel (Lc 2:32).
Simeão, movido pelo Espírito Santo, cita Isaías 42:16 e 45:6. As antigas profecias estão em fase de cumprimento! A luz nasceu e vai crescer para ser o salvador das nações e para todo Israel (2:10).
Impressiona como as Escrituras têm unidade e continuidade. Os escritos do Antigo Testamento são cumpridos no Novo. Não temos dois documentos desconectados, como alguns alegam. E podemos ver como a Bíblia toda é relevante e verdadeira para hoje ainda.
Nesta unidade e continuidade, o tema missões é central – o desejo de Deus de alcançar todas as nações, todos os descendentes de Adão e Eva. Israel era canal, a igreja é canal, e a mensagem é a luz que veio – Jesus – o descendente em Gênesis 3:15, a bênção em Gênesis 12:3, o Servo em Isaías 53 e presente em centenas de outros textos. Esta mesma pessoa é o libertador dos resultados do pecado, da condenação da morte, e de Satanás e suas hostes que sempre nos tentam repetir a primeira desobediência.
É difícil compreender o descaso deste ensino central em toda Bíblia. Muitas igrejas não levam em consideração as nações ainda não alcançadas. A vontade de Deus não está cumprida ainda e, pior, não está sendo cumprida por muitos. Há até igrejas com abundância de recursos que não preparam e mandam nenhum missionário para os 6.000 (segundo os dados de Datema, 2016) povos que ainda não ouviram sobre a Luz, não têm a Bíblia, nem contato com a mensagem de salvação.
Que as igrejas, pastores e líderes possam acordar, levar a sério a Bíblia e sua ênfase em missões às nações, e colocar como prioridade orar, sustentar e enviar pessoas formadas e chamadas para esta tarefa grande que ainda resta para nós.