Marcos 12:35-37

A Homilética de Jesus

Jesus, ensinando no templo, perguntou: Como dizem os escribas que o Cristo é filho de Davi? O próprio Davi falou, pelo Espírito Santo: Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos debaixo dos teus pés. O mesmo Davi chama-lhe Senhor; como, pois, é ele seu filho? E a grande multidão o ouvia com prazer (Mc 12:35-37).

Jesus estava no Templo, ensinando a multidão. Ele não falava por falar, ou para ganhar prestígio, buscando reconhecimento. Ele tinha por objetivo que as pessoas entendessem e aceitassem a mensagem, levando-os a fé.

Podemos aprender muito com a didática que Jesus usou neste texto e em todos os textos que relata seu método de ensino. Para ter um pequeno retrato da homilética dele, vamos olhar alguns pontos:

  1. Jesus baseou sua mensagem na Palavra (Sl 110:1) que ele cita para provar seu ponto. Ele tem certeza de que Davi escreveu este versículo dirigido pelo Espírito Santo. Não era qualquer prosa.
  2. Jesus usa de raciocínio, não emocionalismo: Se o Messias é filho de Davi, como o chama de Senhor?
  3. Jesus conhecia a audiência e as perguntas que seus ouvintes tinham no coração. Ele não falava num vácuo, mas lançava uma pergunta relacionada com o que era comum entre eles.
  4. Jesus envolveu sua audiência no ensino e pediu respostas dela. As pessoas presentes tinham que engajar com o ensino.
  5. O resultado era ouvir com prazer!

É um prazer ouvir a Palavra ensinada com convicção, racionalidade, reconhecimento e envolvimento dos presentes, autoridade e propósito de discipulado e crescimento. Uma amiga usou a palavra estes dias – mensagem “sólida”. Como é raro isso. Como a maioria das mensagens de hoje são rasas, prova de falta de preparo e falta de propósito da parte do pregador. Demonstra também falta de conhecer as pessoas suficientemente para poder tocar as questões nos seus corações com respostas bíblicas de Deus.

Senhor, nos ajuda a levar mais a sério a tarefa de ensinar a Palavra de Deus para seu povo e para o mundo.