Ensino Inclui Tempo à Parte
E, tendo partido dali, passavam pela Galileia, e não queria que ninguém o soubesse; por que ensinava os seus discípulos… (Mc 9:30)
A didática do discipulado de jesus é fascinante. É impressionante como ignoramos tanta estas lições na vida de Jesus e seus seguidores para nós hoje. Ombro a ombro Jesus levava os discípulos consigo para ministrar às pessoas doentes, enfermas e perdidas. Juntos ouviram as mensagens de arrependimento e do reino de Deus. Juntos viram pessoas restauradas física e espiritualmente. O ensino pela palavra e pela observação e participação dos alunos era intenso e constante.
Mas periodicamente Jesus parava com as atividades e levava os discípulos à parte. Era tempo de perguntas e respostas, de sondar profundezas dos textos bíblicos em relação a Jesus e a eles, como povo de Deus e como fundamento da futura igreja. Era tempo de comunhão e intimidade, descanso e refrigério.
Pastores, professores, diretores: precisamos isso hoje – ensino de verdade integral – prática com reflexão, conteúdo com competência, caráter com compreensão. Jesus é o modelo por excelência deste equilíbrio no seu trabalho de preparar os seus discípulos a alcançar o mundo com o Evangelho.