Seja um Radical!
Portanto, se tua mão ou o teu pé te faz tropeçar, corta-o, e lança-o fora de ti (Mt 18:8).
Ser escândalo é coisa séria! Jesus disse que é melhor se suicidar no mar ou de se enforcar do que fazer tropeçar alguém que crê. Tem que evitar isso de qualquer jeito, mesmo precisando tomar uma solução radical. Jesus usa termos e imagens fortes para demonstrar a seriedade do nosso pecado que prejudica outros.
Jesus explicou umas maneiras de não escandalizar com o pecado. Ele queria que seus discípulos fossem radicais! Se a mão ou o pé o levam a pecar, corta-os fora. Se for o olho, arranca-lo e joga no lixo. Tinham que escapar do pecado, especialmente se leva outras pessoas a pecarem, mesmo pagando alto preço.
As pessoas falam deste texto, “Mas é metáfora. Não é literal”. Pode ser, mas muitas vezes nossos pecados são mais importantes e mais agarrados a nós do que mãos, pés e olhos. Dói muito arrancá-los e deixá-los na lixeira onde merecem estar. Mesmo assim, disse Jesus, pegue a faca e faça o corte, doa o que doer. Se livra do pecado!
Há pecados que só assim são vencidos. Pecados grudentos, vícios que transformam nossas mentes em fábricas de mentiras, sensualidade e falsidade. É mais fácil cortar no início, antes de formar raízes, mas de qualquer forma não podem permanecer. O resultado de manter esses membros e o pecado é desastroso – “inferno de fogo” (9).
Vamos ter coragem radical como discípulos de Jesus.