Mateus 16:5-12

Doutrina É Importante

Então entenderam que que não lhes dissera que se acautelassem do fermento de pães, mas da doutrina dos fariseus e saduceus (Mt 16:12).

Doutrina é importante. Jesus usa a figura do fermento de pão para descrever a ação de falsas doutrinas. Vai permeando, penetrando, modificando. Jesus não disse, “retire o que é bom e deixa o resto”. Ele sabia que não funciona assim. As pessoas não têm discernimento para distinguir o bom do mal, e novidades e aberrações doutrinárias passam rápidas de uma pessoa ou uma igreja para outra, estragando a massa.

Jesus está ensinando para não aceitar qualquer ensino. Temos que ter discernimento, mesmo com os ensinos de pessoas e líderes religiosos importantes.

Em Atos 20, Paulo advertiu os presbíteros de Éfeso de estar atentos pelos falsos mestres que iam surgir no meio deles; nem seriam pessoas de fora. Não era para permitir os ensinos errados deles, mesmo sendo presbíteros.

Em nosso meio há pessoas que alegam que nunca podemos questionar as doutrinas ensinadas em nossas igrejas, mesmo pelos pastores principais. Mas a Bíblia nos manda julgar e cuidar. Não devemos ser “politicamente corretos”, sem criar “ondas” ou disputas, mas ter firmeza de enfrentar os que querem levar as igrejas em caminhos errados onde a Bíblia é distorcida.

No outro lado, há quem fala assim: “Vamos ler este livro ou assistir este filme, e aproveitar o que é bom, mesmo sendo na maior parte ruim”. É engando pensar que todo mundo pode comer comida ruim e aproveitar algumas proteínas. De qualquer jeito a mente e a alma é afetada e doutrina é formada com informações erradas.

É melhor ter cautela e com humildade e zelo evitar o que pode nos atingir para ferir.