Mateus 6:8

Não É Preciso Pregar para Deus

Deus sabe antes… (Mt 6:8).

Algumas orações me impressionam porque apesar da aparência de fervor e espiritualidade, há falta de compreensão e intimidade com Deus. As pessoas querem “mandar” nEle, através dos seus “decretos” e “reivindicações”. Ou imploram para Ele mandar mais graça ou revelar mais amor. É como se Deus estivesse lá no céu emburrado e precisando de ser lembrado de e exigido fazer estas coisas. Tentamos chacoalá-O para agir em nosso favor.

A verdade melhor está nesta oração que Jesus ensinou. Não precisamos de mecanismos para manipular ou fazer o Senhor agir. Ele já sabe tudo o que precisamos. Ele já nos revelou o máximo do Seu amor. A Sua graça já foi revelada de forma tremenda. Ele quer que peçamos algo a Ele, com certeza, mas o início desta oração é em favor dEle mesmo. O nome dEle tem que ser reverenciado (algo difícil, mesmo no meio dos líderes cristãos), o reino dEle vindo, a Sua vontade feita. Precisamos pedir perdão e proteção contra nosso próprio pecado e contra as ciladas do inimigo. É uma oração Teocêntrica e humilde, não é mecânica ou instrumentalista como os pagãos fazem (vs 7).

Ficar a sós com Deus é enfatizado neste texto. É para estar longe de interrupções, interferências e influências de outras pessoas ou atividades. É para ficar quieto, ouvindo e não apenas falando. É momento de intimidade com Deus, de acesso ao Rei dos Reis e do Criador do mundo, acesso possível pela cruz e o sangue de Jesus derramado por nós. Essa intimidade é possível pelo perdão dos nossos pecados. O preço deste acesso foi caro, e devemos dar o devido alto valor.