A Genealogia de Jesus
Livro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão (Mt 1:1).
Quando criança, fiquei sabendo que um tio de um dos meus ancestrais tinha sido enforcado porque roubou um cavalo (a lei da fronteira americana era extremamente severa neste ponto). Deve ter sido um choque grande na família de pioneiros americanos. Mas ficou registrado na memória e na história da família. Tentaram esconder, mas não conseguiram.
Deus é diferente. A Bíblia não esconde as vergonhas e os pecados. Ficam expostos, e, às vezes, redundam para a glória de Deus. Um exemplo está na genealogia de Jesus. Tamar, nora que fingiu de prostituta para ficar grávida do sogro, Judá, é um exemplo notável. Raabe, uma prostituta de verdade, mas que se tornou heroína em salvar os dois espiões dos hebreus, e Davi, que gerou o seu filho, antecessor do pai (de criação) de Jesus, por um ato de adultério e homicídio. Está tudo aí! Situações graves, mas transformados pelo perdão e a graça de Deus.
A lista bíblica é grande: Paulo era homicida dos crentes, Pedro negou Jesus, Marcos fugiu, Mateus era enganador e coletor de impostos, Maria Madalena era prostituta (provavelmente) e os discípulos todos duvidaram das promessas de Jesus sobre Sua morte e ressurreição.
Somos falhos e cometemos pecados, mas se entregamos as nossas vidas para a vontade de Deus, pedindo perdão e seguindo-o como servos e servas, Ele pode reverter toda situação, mesmo grave, e trazer restauração e até bênção.
Isto serve para nossas vidas e as vidas das pessoas que vamos evangelizar e discipular. Podemos ter plena fé que Jesus é perdoador e transformador e que nEle somos libertos e até úteis nas Suas mãos. Graças a Deus pela misericórdia e poder infinito em nossas vidas!