Gênesis 15:6

Pela Fé

Ele creu no Senhor, e isso lhe foi imputado para justiça (Gn 15:6)

As pessoas perguntam: “Como as pessoas no Antigo Testamento foram salvas?” A resposta é que foram salvas da mesma forma de hoje — pela fé. Deus prometeu um libertador em Gênesis 3:15. Abraão creu nas promessas de Deus dadas no início de Gênesis e sobre o nascimento de seu filho, apesar da idade dele e de Sara. Creu e demonstrou a veracidade da fé pela obediência.

Romanos 4 expõe sobre isso, deixando muito claro que não há diferença entre a salvação dos santos do Antigo Testamento e hoje. Abraão foi salvo pela fé nas promessas de Deus. Davi também foi salvo pela fé, apesar do seu terrível pecado, pois se arrependeu e creu no perdão. Um não era salvo pelas boas obras e o outro não foi excluído da salvação pelas más obras. Tudo era pela fé.

Também pela fé nós somos justificados, quer dizer, feitos como se não tivéssemos pecado. Os primeiros três capítulos de Romanos enfatizam que todos nós, sem exceção e independente de raça, somos pecadores. Capítulo 4 de Romanos e 2 Coríntios 5:18-21 explicam que Jesus tomou nosso pecado, que foi imputado a Ele, ou colocado sobre Ele. E quando cremos nele, a sua justiça é imputada sobre nós. Não é nossa justiça, pois é impossível de nos salvar. É a própria justiça de Deus – justiça perfeita. Assim pela fé temos perdão e acesso a Deus Santo e Perfeito.

Oh troca imensurável!