Deuteronômio 8.2-3, 16

Provas com Propósito

Recordar-te-ás de todo o caminho pelo qual o Senhor, teu Deus, te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, para te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias ou não os seus mandamentos. Ele te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conhecias, nem teus pais o conheciam, para te dar a entender que não só de pão viverá o homem, mas de tudo o que procede da boca do Senhor viverá o homem (Dt 8.2-3)

 

Aqui temos um exemplo de castigo com propósito. O castigo não era à toa, ou por causa de raiva. Tinha uma finalidade – de provar, testar e amadurecer o povo. As pessoas precisavam saber que a vida era mais que churrasco, pizza, cebolas e alhos. Elas poderiam viver sem as delícias de comida que, às vezes, é uma distração e mal uso de dinheiro. Elas aprenderam a viver pela Palavra de Deus, de apreciar e aproveitar o sustento e satisfação que a Palavra e a presença do próprio Deus dão.

Muitas vezes Deus nos coloca à prova. Não é por capricho da parte de Deus. É que Ele está trabalhando conosco para nos refinar e nos levar à consciência da Sua presença e à obediência. Se falhamos, ele está disposto a fazer de novo!

É melhor de uma vez aprender seguir e obedecer ao Senhor! Ele quer nosso bem (vs 16) e até usa os castigos para nosso benefício. Não é em vão os testes e dificuldades que passamos! Talvez seja uma das razões que estamos passando por isolamento e muita doença e morte pelo COVID-19 este ano (2020). Como viver na simplicidade e com o mínimo. Creio que é para nosso bem.