2 João

A Prova da Verdade – Amor

Este é o amor: que andemos em obediência aos seus mandamentos. Como vocês já têm ouvido desde o princípio, o mandamento é este: Que vocês andem em amor (2 João 6 NVI).

Amor e verdade – são inseparáveis. A verdadeira verdade não leva ao endurecimento ou a arrogância, mas ao amor constante. Os falsos declaradores de portadores da verdade não têm amor; apenas aqueles que são autênticos e obedientes seguidores de Deus.

O problema é tão sério que os verdadeiros não podem confraternizar com os falsos, nem os aceitar dentro de casa (vs 10-11). A história ensina que João (e também seu discípulo, Policarpo, teve uma experiência assim) recusava frequentar o lugar público de banho quando o principal herético gnóstico estava lá. Ele sentia na pele a seriedade e o perigo que tais pessoas apresentavam para a igreja. Ele queria prevenir a igreja contra o perigo e ele próprio mostrava sua repugnação para com pessoas que deturpavam a verdade. Estes gnósticos ensinavam que Jesus não era Deus ou o Filho de Deus vindo em carne.

Parece que João e Policarpo não tinham amor, mas o amor era para o Senhor, contra o inimigo, e era para a igreja, com que ele zelava pela sua pureza, vida e permanência na verdade, não em falsidades.