2 Crônicas (Final)

Deus Sempre Manda Alguém

O Senhor, Deus de seus pais, começando de madrugada, falou-lhes por intermédio dos seus mensageiros, porque se compadecera do seu povo e da sua própria morada. Eles, porém, zombavam dos mensageiros, desprezavam as palavras de Deus e mofavam dos seus profetas, até que subiu a ira do Senhor contra o seu povo, e não houve remédio algum (2 Cr 36:15-16).

É interessante notar que Deus tinha compaixão dos reis e líderes que saíram dos seus caminhos. Apesar do seu poder quase absoluto, homens e mulheres, debaixo da orientação de Deus, tiveram coragem de apontar os seus erros e pecados. Alguns pagaram com suas vidas, outros com prisões e outros com honra.

Deus não tinha esta ideia que está em vigor em nossos dias, que não se pode questionar um líder espiritual – “o ungido do Senhor”. Ou como alguns dizem que “não pode falar, apenas orar”. As vezes os erros são óbvios a todos, e outras vezes apenas alguns têm o discernimento de Deus para enxergá-los.

Deus quer intervir nestas situações, e Ele geralmente usa os seus servos para isso. Deus ama os líderes e ama o povo liderado. Não quer ensinos errados, Bíblia abandonada, mau uso dos recursos do Senhor, ou arrogância ou dominação ditatorial. Precisa de profetas e servos fiéis a Ele que tem coragem de levar a correção da Palavra de Deus aos nossos líderes errantes sem medo de consequências ruins.