2 Coríntios 2:12 – 3:3

Retrato do Coração de um Verdadeiro Apóstolo

Porque nós não estamos, como tantos outros, mercadejando a palavra de Deus; antes, em Cristo é que falamos na presença de Deus, com sinceridade e da parte do próprio Deus (2 Co 2:17).

Paulo não estava contente. Ele esperava encontrar seu colega Tito em Troas, mas ele não estava lá. Ele sentiu o impacto deste desapontamento. Apesar da tristeza, Paulo relata que Deus tinha aberto uma porta para ele. Deus o usou, mesmo diante de sua inquietação.

A partir desta confissão, Paulo começa a discursar sobre sua vida. Mesmo em desapontamento, solidão e cercado de inimigos (vs 16), Deus o leva em triunfo. Há uma marcha de vitória na vida cristã, e Paulo está marchando.

Esta vida de Paulo fez diferença. Não passou despercebida, pois muitos tomaram conhecimento da sua segurança, alegria e paz em Deus. Alguns percebem vida neste conhecimento, e outros, a morte. A vida de Paulo despertou ira na vida dos que rejeitam o verdadeiro Deus. Eles estão indo para a morte em vez de aceitar a vida plena possível em Cristo. Paulo fala na vista de Deus, não dos homens. Os resultados são evidentes, escritos nos corações dos ouvintes. Ele não precisa de elogios, mas quer formar discípulos fiéis deste Deus que ele serve.

Como precisamos de homens e mulheres assim nos dias de hoje – que falam, não para agradar uma audiência, ou para seguir um sistema de crescimento da igreja, mas pessoas que falam com coragem da parte de Deus para a transformação conhecida de vidas!