2 Coríntios 13:5, 9, 11

O Oposto – Crescimento

Examinai-vos a vós mesmos se realmente estais na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não reconheceis que Jesus Cristo está em vós. Se não é que já estais reprovados (2 Co 13:5).

Nossa oração é que vocês sejam aperfeiçoados (2 Co 13:9b).

Procuram aperfeiçoar-se, exortem-se mutuamente, tenham um só pensamento, vivam em paz (2 Co 13:11b-c).

A vida cristã tem aquele momento transformador de sair dos caminhos do mundo e tomar o caminho do Senhor como pessoas novas, criaturas novas e purificadas pelo sacrifício de Jesus na Cruz. Mas não para por aí. O andar no novo caminho envolve progresso e crescimento. Paulo diz que é uma experiência crescente de aperfeiçoamento. É isso que desejava ardentemente pelos crentes de Corinto.

Por isso Paulo pregava, ensinava e escrevia suas cartas. Ele orava continuamente que os caráteres deles fossem aperfeiçoados (13:9) e exorta-os a se esforçarem em praticar este aperfeiçoamento, ajudando uns aos outros com exortações. O resultado é prático – pensamentos harmoniosos e paz com os outros. No meio disso, a presença de Deus dará paz.

Com isso ele profere a “bênção apostólica”: “A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós” (13:13). Estas bênçãos se tornam realidade na vida dos verdadeiros seguidores de Deus.