Sem Arrependimento Não Há Mudança
Receio que, indo outra vez, o meu Deus me humilhe no meio de vós, e eu venha a chorar por muitos que, outrora, pecaram e não se arrependeram da impureza, prostituição e lascívia que cometeram. (2 Co 12:21).
Há pessoas na igreja que ainda praticam pecados escandalosos. Há líderes? Pelo texto parece que Paulo desconfia desta realidade na igreja de Corinto. Eram pessoas que antes de entrar na igreja levaram vidas como alguns de nós – frequentavam motéis, tinham amantes, moraram com pessoas com quem não eram casados, tinham o costume de “ficar”, usaram sites e revistas de pornografia e eram homossexuais. De tudo isto Deus promete perdão e libertação. Mas estas pessoas nunca foram libertas porque não se arrependeram de verdade.
O segredo é isto – arrependimento! É chegar ao pó aos pés da cruz de Cristo e implorar pelo perdão. É ter nojo de uma vida tão longe dos padrões e da santidade de Deus. É ficar chocados conosco mesmo. É reconhecer que pecou contra o próprio Deus!
Tenho amigos que pecaram seriamente e se arrependeram. Com o tempo foram restaurados às suas famílias e até ministérios. Outros amigos foram pegos no pecado e “restaurados”, mas apenas em parte, pois nunca mostraram sinais de um verdadeiro arrependimento. Continuam arrogantes e até defensores do que fizeram.
A reação de Paulo diante desta possibilidade de não arrependimento era luto. Lamentável é ter alguém que faz parte de uma igreja de Jesus Cristo, conhecedor das verdades cristãs, mas vive de acordo com o mundo e Satanás sem remorso nenhum. Com o coração endurecido, seu caminho é para a condenação.