2 Coríntios 11:7-11

O Direito de Receber Sustento

Quando estive entre vocês e passei por alguma necessidade, não fui em peso para ninguém; pois os irmãos, quando vieram da Macedônia, supriram aquilo de que eu necessitava. Fiz tudo para não ser pesado a vocês, e continuarei a agir assim (2 Co 11:9 NVI).

Mais uma vez Paulo compara favoravelmente a igreja de Filipos com a de Corinto. Ele está defendendo a sua autoridade frente aos falsos profetas e pregadores. Faze-os lembrar que ele trabalhou entre eles de bom grado, sem exigir pagamento algum. O sustento dele veio do seu trabalho em fazer tendas e pelas ofertas da igreja de Macedônia. Mesmo ele dando sua vida em serviço aos coríntios, os macedônios providenciaram o que ele precisava para viver.

Os falsos profetas, no contrário, eram desonestos, ministros de Satanás (2 Co 11:12-15). Deu para entender que eles exigiam dinheiro, enquanto Paulo não fazia isso, mesmo que ele merecesse, que a Igreja deveria ter compartilhado com ele.

É de notar que Paulo combatia de frente os que estavam enganando e estragando a Igreja. Paulo sentia isso no seu coração, pelo amor que teve por eles, e não ficou quieto. Temos muito a aprender com Paulo neste sentido, em vez de ficar passivos frente aos problemas da Igreja local, ativamente tentou ensinar e resolvê-los.

Não foi apenas uma vez que presenciei organizações, igrejas e até denominações serem controladas e destruídas por pessoas dominantes, falsas, com profecias, palavras e doutrinas falsas.

Este domínio e desvio da verdade pode acontecer rápido, como em Gálatas ou Corinto. As pessoas trabalham bastante para colocar fundamentos sólidos cristãos, mas logo em seguida vem ondas de ensinos ou práticas contrárias a sã doutrina, e as pessoas formadas, ou aquilo que construiu, vira em outra direção, as vezes exatamente o oposto das intenções dos seus fundadores. É só olhar para as universidades de Yale, Harvard, Princeton, alguns seminários no Brasil e em muitos outros lugares do mundo para observar que aquilo que foi no início para igrejas evangélicas, missões e glória de Deus e o ensino da Palavra são agora contra tudo isso e chegando a não creem mais em Deus e muito menos na Bíblia, a própria Palavra de Deus.