Pai e Mãe
Também jamais andamos buscando glória de homens, nem de vós, nem de outros (1 Ts 2:6).
Uma coisa Paulo deixa claro neste capítulo: ele não estava a fim de servir a si mesmo. Tanto ele quanto a sua equipe, trabalhavam para agradar a Deus, não os homens (vs 4). O propósito de agradar homens visa receber aceitação e a honra entre os próprios homens (vs 6). No final beneficia a pessoa mesma.
Ao contrário disso, Paulo e a equipe lutaram em favor dos tessalonicenses, como mãe dando carinho ao seu filho (vs 7 NVI). Mas, como pai, o amor que tinham para os tessalonicenses era tão grande que estavam dispostos a morrer por eles (vs 8). Trabalhavam duro para se sustentar e para encorajar, alegrar e exortar os tessalonicenses a viverem vidas de acordo com a vontade de Deus (vs 9-12).
Mãe e Pai – aconchego e proteção misturados com o ensino que leva a pessoa a atuar de forma correta conforme o Reino e a Glória de Deus. Mãe como aquela que se concentra no conforto e bem-estar do filho, e pai como aquele que o prepara para a vida e missão.
Na igreja precisamos das duas coisas – sermos valorizados e amados, e ao mesmo tempo equipados para sermos fiéis servos do Senhor neste mundo para a sua glória (veja 1 Ts 3:11-13).