1 Samuel 13.13-14

O Desvio do Novo Rei

… Procedeste nesciamente em não guardar o mandamento que o Senhor teu Deus te ordenou… (1 Sm 13.13).

Saul tinha tudo para dar certo. Aparentemente era humilde (10.20-22), era bonitão (10.23-24), poderoso em batalha (11.1-11), ungido por Deus (10.1-2 e 11.12-15), cheio do Espírito Santo (10.9-13), não lhe faltava nada para um reinado poderoso e abençoado.

No entanto Saul logo no início errou. Jogou tudo pelos ares. Perdeu. Por quê? Porque desobedeceu a um detalhe da vontade de Deus. Como Moisés perdeu o privilégio de entrar em Canaã por um detalhe que demonstrou sua revolta, falta de fé e insubmissão, Saul precipitadamente ofereceu um sacrifício antes da batalha que deveria ter sido feito por Samuel, o sacerdote. Um detalhe que revelou a arrogância verdadeira e a impaciência do seu coração.

Quando Samuel chegou e viu, declarou os resultados: “Você agiu como tolo, desobedecendo o mandamento do Senhor, o seu Deus, lhe deu; (…) agora o seu reinado não permanece; o Senhor procurou um homem segundo o seu coração e o designou líder de seu povo, pois você não obedeceu ao mandamento do Senhor” (13.13-14).

Como é fácil a gente tomar as rédeas, tentando resolver as coisas, tomando a frente de Deus. Precisamos aprender se atentar com os detalhes! Saul tomou uma decisão que parecia lógica, urgente, religiosa e necessária, mas era desobediência.