1 Pedro 3:7

“Consideração Inteligente”

Do mesmo modo vocês, maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil e coerdeira do dom da graça da vida, de forma que não sejam interrompidas as suas orações (1 Pe 3:7 NVI).

Na tradução em inglês de Williams (Charles B. Williams. The New Testament in the Language of the People. Bruce Humphries, Inc., 1937), este versículo exige que os maridos tratem suas esposas com deferência e “consideração inteligente”. Não é para tratar a esposa como empregada ou babá, como boneca, como enfeite, como produtora de filhos, como parceira sexual ou como cozinheira. É tratá-la com inteligência – uma mente para outra mente inteligente. Como em Efésios 5, quando Paulo diz que o marido deve tratar a esposa como Cristo à igreja, é um trato com preocupação no seu desenvolvimento e maturação. Cristo quer uma igreja muito inteligente – compartilhadora das verdades eternas de Deus.

Honrar aqui não significa que tratar a esposa como uma pessoa totalmente igual ao homem. Ela é, foi criada, fisicamente mais fraca (fato óbvio ignorado por um grupo nos dias de hoje), mas na inteligência igual e na espiritualidade igualmente herdeira da salvação e relacionamento com Deus. Ela foi criada para auxiliar o homem porque Deus sabia que ele precisa de ajuda. Os dois se complementam. Só encorajando ela a expandir-se naquilo pelo qual foi criada, o marido vai ganhar uma parceira de excelência.