Guerra: Escuridão vs Luz
Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz (1 Pe 2:9 NVI).
A igreja é uma nação, comparada a Israel (Pedro está citando Êxodo 19:5-6 quando Deus falou através de Moisés sobre o papel dos Israelitas). É um povo que saiu da escuridão para vier e refletir a luz de Cristo. É o povo de Deus, visível pela vida justa de cada membro em contraste a vida dos que não obedecem ao Senhor.
Essa diferença entre trevas e luz (e há uma grande diferença) cria conflito. As trevas inclusive nossa natureza pecaminosa, levantam-se contra os que estão na luz. Não há um meio de viver, como filhos da luz, cedendo ou identificando-se com as trevas. Não há “contextualização” conforme a Bíblia, que fala muito sobre este assunto, que consegue evitar a luta entre os dois reinos. Estamos numa guerra cerrada.
Mesmo assim, vale a pena, pois alguns, quem sabe, muitos, vão ser convencidos pelas boas obras e a vida diferente de um povo unido, crescente e madura. O contraste deve ser marcante. A vida vai fechar a boca dos ignorantes (vs 15). A nossa vida será como de pessoas livres e não escravas do pecado, mas servas de Deus (vs 16). Vale a pena porque estas vão chegar no julgamento do Senhor com louvor nos lábios e não pavor.