1 Pedro 2:18-25

Reação (Quase) Impossível

 Porque é louvável que, por motivo de sua consciência para com Deus, alguém suporte aflições sofrido injustamente (1 Pe 2:19 NVI).

Quando insultado, não revidava; quando sofria, não fazia ameaças, mas entregava-se aquele que julga com justiça (1 Pe 2:23 NVI).

Como você reage quando se sente injustiçado? (Às vezes é real e as vezes imaginamos que seja.) Conheço bem minha reação. Meu sangue, de origem escocesa, começa a ferver e as lições de como jogar boxe, aprendidas na infância com o meu irmão mais velho, começam aflorar. Autodefesa, recuperação dos bens ou da honra, e vingança, ou pelo menos, rejeição de quem está me prejudicando. São as reações naturais a mim.

Justamente Pedro, o impetuoso, com gênio forte, dá outras diretrizes. Sofra sem reação! Não se defenda ou entre no contra-ataque. Não levante a voz ou ameace vingança. Não leve na justiça, não recue, mas continue trabalhando e vivendo como o Senhor Jesus na busca de paz e harmonia (1 Pe 3:8-12).

Jesus é o exemplo por excelência. Foi torturado severamente, objeto de gozação e humilhação, exposto nu, e morto, sem reagir. E, pior, foi coberto pelos nossos pecados e por isso separado do Deus Pai por uns momentos. No meio de tudo isso, pediu perdão a Deus por seus carrascos.

É por causa dEle que nós também podemos ser diferentes. Ele nos perdoa para que vivamos para Ele em justiça e amor. Podemos confiar na justiça dEle. Ele levou nosso pecado para nos libertar e viver pela justiça (1 Pe 2:24). Tudo por Ele e para Ele.