Tudo Por Misericórdia
Antes vocês nem sequer eram povo, mas agora são povo de Deus; não haviam recebido misericórdia, mas agora a receberam (1 Pe 2:10 NVI).
Parece que a igreja, tão importante, tão necessária para Deus e para as pessoas, teria razões de muito orgulho. Afinal das contas são pessoas iluminadas, pessoas da corte real do Deus do universo.
A gente vê na TV as encenações das pessoas da corte do Rio de Janeiro durante os dois impérios de Dom Pedro I e II. São pessoas cheias de si, preocupadas na sua aparência, na vestimenta, na casa, no status. Querem mostrar quem são e querem que todos deem reconhecimento e honra, inclusive títulos que as destaquem. Fazem questão de mostrar sua importância.
Mas há algo neste texto descrevendo o povo real de Deus que impossibilita estes tipos de atitudes. Somos quem somos pela misericórdia de Deus! Não somos reais pelo nosso nascimento, merecimento, ou porque somos “os tais”. Somos porque Deus, na sua grande misericórdia e no Seu infinito amor inefável, nos salvou e nos separou para ele.