1 Pedro 1:9-12

Inspiração da Bíblia

Foi a respeito desta salvação que os profetas indagaram e inquiriram, os quais profetizaram acerca da graça a vós outros destinada, investigando atentamente, qual a ocasião ou quais as circunstâncias oportunas, indicadas pelo Espírito de Cristo, que nesses estava, ao dar de antemão testemunho sobre os sofrimentos referentes a Cristo e sobre s glórias que os seguiram (1 Pe 1:10-11).

Qual a natureza da Bíblia? É como qualquer outro livro? Foi condicionada culturalmente, apenas uma evidência da cosmovisão e costumes do lugar e época? Os escritores eram autênticos ou iludidos visionários? Os escritos eram simplesmente bonitos dizeres ou expressões culturalmente condicionadas?

Pedro esclarece estas perguntas para os leitores. Os escritores e os profetas do Antigo Testamento receberam mensagens de Deus pelo Espírito de Cristo, que estava neles e ativo na antiguidade. Eles não entendiam tudo o que falavam e escreviam, mas seguiam a direção do Espírito. Não era “da cabeça deles”, nem da cultura deles, apesar de serem mensagens relevantes colocadas em formas linguísticas compreensíveis, falando da futura gloriosa salvação através de um Messias libertador e sofredor. Era uma ação milagrosa e sobrenatural, não presa ao natural e cultural. Os próprios portadores das mensagens queriam as entender, mas tiveram que ficar satisfeitos com a compreensão que tinham, pois apenas futuras gerações iam compreender plenamente os significados.

Esta verdadeira Palavra não perece (vs 22-25), não desatualiza e não muda. Foi compreendida plenamente na ressurreição de Jesus, quando ele explicou o verdadeiro significado e relação que tinha com ele, sua morte e ressurreição, e a missão dos apóstolos. No dia de Pentecostes foi dado poder deste mesmo Espírito de Cristo para proclamar as verdades da Palavra, que estendeu até nós. Temos em mãos a dádiva – a salvação em Cristo (vs 13, 20) e a explicação das Escrituras do Antigo Testamento pelas Escrituras do Novo Testamento. Está em nossas mãos para explicar, traduzir, ensinar e passar para as futuras gerações.