A Essência da Liderança
…conhece o Deus do teu pai, e serve-o de coração íntegro e alma voluntária (1 Cr 28.9).
Davi está instruindo seu filho Salomão sobre os deveres de um rei do povo de Deus. Salomão tinha que ser fiel aos mandamentos de Deus. Tinha que obedecer a todos os pontos da Lei.
Mas tudo isto não era suficiente. Salomão tinha que seguir a Deus com os motivos certos. Tinha que ter o coração íntegro. Não podia cumprir os seus deveres de forma automática, ou legalista. Tinha que liderar conhecendo as razões da lei e com muita vontade.
Salomão tinha que viver na presença de Deus e buscá-lo diariamente. Não poderia ficar preso no enredo de uma posição de poder temporal e espiritual, sem autêntica comunhão com Deus. Seria só ele buscar, e Deus estaria presente. Se ele esquecesse, perderia todas as bênçãos, o reino e tudo que tinha.
Com isso me faz lembrar da realidade das nossas vidas na liderança no serviço do Senhor. Como é fácil trabalhar, mandar, executar – e esquecer de Deus! Assim perdemos a essência da vida e a razão do serviço. Que o Senhor nos ajude a não sermos propulsionados pela posição ou responsabilidades, ou pelo que pessoas esperam de nós, mas pela direção e presença de Deus em nossas vidas.