Escape da Tentação
Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além que que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele mesmo lhes providenciará um escape, para que o possam suportar. (1 Co 10:13 NVI).
Paulo faz lembrar a igreja de Corinto que os seus antepassados tomaram não apenas água de uma rocha, mas em um sentido difícil de entender, da rocha espiritual – Jesus. Estes foram altamente privilegiados com muitos milagres e aqui, especialmente este! Mesmo assim não deixaram de ser castigados pelos pecados de idolatria, paganismo, imoralidade sexual e murmurações. Não tinham desculpas após tudo o que Deus tinha feito por eles.
O pecado e o castigo são exemplos para que a igreja não repita os mesmos erros. A advertência de Paulo é para que os coríntios ficassem firmes, sem cair, pois, também são privilegiados como crentes em Jesus. As tentações são comuns para todos, mas nosso Deus é fiel! Ele não deixa ser tentado além da força que Ele dá, e Ele mesmo mostra o escape.
Muitas vezes na minha vida Deus mostrou claramente o escape do pecado e dos problemas resultantes. Mas as vezes eu achei que meu jeito era melhor, e apanhei. Era para fugir, e não fugi, achando que eu precisava falar, agir ou enfrentar a tentação. Deus me advertiu no meu coração antes, ou me instruiu de várias formas para não ir para frente, mas desobedeci. Graças a Deus pelo perdão e restauração em Cristo!
Para resistir as tentações é necessário definir de que lado estamos. Não adianta ficar com um pé ao lado de Jesus e o outro ao lado da tentação e da desobediência. O compromisso tem que ser 100%, ou o resultado será tropeço. Não é possível caminhar com os pés fincados em dois lados de um muro. Temos que decidir a quem seguir.